FAQ

Pergunta do Igor Puttini:

Como funciona o curso STUDY ROOM sem uma "cronologia de aprendizado"?

Na verdade, Igor, o curso STUDY ROOM funciona em duas frentes: A English Diet e o Material Internacional.

De fato, na versão mais livre da English Diet, as atividade não seguem uma cronologia ou programa de conteúdos previamente determinados, o aprendizado ocorre baseado no princípio da personalização do idioma, através de fontes de escolha pessoal e criação de ideias exclusivas. Então, é sempre importante lembrar que esta modalidade somente é aplicada a partir do nível intermediário, onde o aluno já tem maturidade linguística para adquirir novos conhecimentos sem a necessidade de seguir um sistema de conteúdos linear (desde que se utilize fontes de interesse pessoal).

Na frente do Material Internacional, os conteúdos são organizados na forma de “espiral descendente”. Ou seja, os itens a serem aprendidos aparecem e reaparecem com cada vez mais profundidade e complexidade até que se explore todas as suas possibilidades de uso.

Portanto as duas partes do curso se completam de forma organizada. Com efeito, o aprendizado se torna mais rápido e prazeroso quando os itens linguísticos são vistos tanto na English Diet quanto no Material.

Envie também a sua pergunta!

 

 

 

Pergunta de nosso amigo, Tiago Sam:


O que fazer ou qual caminho seguir diante da "trava" do intermediário, onde parece que o progresso no aprendizado se torna um pouco mais lento?

Boa, Tiago!
Muitos profissionais chamam o nível intermediário de "novo básico". Esta "trava" realmente pode ocorrer. Na minha opinião este é o momento em que a prática da oralidade é mais importante. O grande problema é que justamente neste nível você irá identificar todos os seus erros. Tudo "soa errado", e isso pode inibir. Portanto, falar o mais frequentemente possível e estar sendo corrigido por um professor ajuda muito! Ah! E não se esqueça de consumir muuuuuuito inglês, principalmente ouvindo entrevistas, palestras, podcasts, etc. O programa e aplicativo English Diet da Study Hall vai te ajudar muito neste sentido 

 

 

Pergunta da Isadora:

O que acham de aulas inteiramente em inglês desde o nível básico?

Excelente pergunta, Isa!


Em linhas gerais, seria assim: Como temos um curso totalmente responsivo, precisamos identificar a necessidade e o perfil de aprendizagem de cada grupo iniciante, sem esperar que se comportem da mesma forma. Se o perfil sugerir a possibilidade de trabalharmos com as aulas totalmente em inglês desde o início, por exemplo, alunos mais extrovertidos e dispostos a tentar, fazemos assim! Mas, para que isso ocorra, o material de aula deve ser explorado ao máximo, já que ele propicia essa abordagem, sendo muito bem guiado. Se o perfil não for este, haverá uma gradual utilização do idioma em sala, iniciando pelas atividades propostas pelo material, em seguida expandindo para as “inter-atividades”, com a liderança do professor. Um fator determinante para a rápida utilização do inglês em grupos básicos é a criação de rotina. Com ela, todos vão ficando mais adaptados, propiciando a inserção do idioma de forma mais automatizada. Obviamente, a produção oral do iniciante (A1-A2) ainda será delimitada pelas atividades. Daí a importância das propostas serem devidamente adaptadas ao grupo

 

 

Como o curso “Study Room” surgiu?

 

Após muitos anos ensinando dentro de escolas de franquia, e com a experiência de ter atuado como “oral examiner” dos exames de proficiência da Universidade de Cambridge, concluímos que a estrutura dos cursos não contribuía para que os alunos alcançassem a tão desejada independência na língua inglesa. Percebíamos que, mesmo muitos daqueles que alcançavam uma certificação internacional, não necessariamente tinham desenvolvido intimidade com o idioma, fazendo com que não atuassem de forma satisfatória na vida real.

 

E assim, fizemos uma lista daquilo que teríamos que modificar no curso, aqui que não estava de acordo com o conceito de independência no idioma:

 

· Excesso de alunos por grupo

· Faixas etárias muito distintas

· Níveis de proficiência diferentes

· Avaliações formais

· Utilização exclusivamente de material didático para ensino

· Contratos rígidos

· Distanciamento na relação professor-aluno

 

Dessa forma, criamos o formato do curso Study Room, o curso que é o melhor e mais eficaz, voltado para o estudante que sabe o que quer, e precisa chegar em seus objetivos de forma sólida e realista. Ele é ideal para adultos que já ultrapassaram o nível intermediário ou que, ainda na fase básica, compreendem e desejam aplicar os princípios de consumo de inglês de forma intensa e pessoal. Este formato também se aplica aos adolescentes acima do nível intermediário, com pequenas adequações referentes a faixa etária. Então este é o curso Study Room:

 

· Apenas 4 alunos por grupo

 

· Alunos de mesma faixa etária

 

· Mesmos objetivos e nível de proficiência

 

· Duas frentes de ensino (Material internacional e English Diet*)

 

· Acompanhamento intenso e individualizado

 

· Ambiente acolhedor

 

· Contratos flexíveis

 

· Relacionamento de afinidade entre alunos e professores

 

· English Diet de forma livre (Sistema de ensino baseado em consumo intenso e frequente de inglês através de fontes de preferência de cada aluno.) Mais informações em breve!

 

Quer saber todos os detalhes? Envie a sua pergunta!