music hall

O professor Valdir Rodrigues da Silva é Formado em Licenciatura em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos e Pós-graduado em Arte Educação pela Universidade Senac.

Iniciou o estudo de música aos 14 anos e durante seis meses teve sua criatividade altamente aguçada quando simulou em um pedaço de tábua toda a escala do violão. Sempre que chegava nas aulas apresentava ao professor o que surpreendia a todos!

Aos 16 anos dava os primeiros passos tocando e cantando em bandas de sua cidade. Após longo período deu continuidade em seu estudos de forma autodidata, se destacando como como professor e sendo responsável pela formação de vários músicos atuantes na noite no interior. Atuou como professor de Artes e Educação Musical no colégio Anglo de Promissão.

Na busca de mais conhecimento teve a oportunidade de conhecer e estudar com diversos músicos no eixo São Paulo - Rio de Janeiro, entres os quais destacam: Fernando Correa, guitarrista, compositor e arranjador, bacharel e Mestre em guitarra-jazz pela Kunst Universität Graz, Áustria e em violão clássico pelo Conservatório Carlos Gomes de Campinas; Nelson Faria, apresentador do programa de encontros com os maiores músicos do planeta UM CAFÉ LÁ EM CASA,  Licenciado em Música pela universidade de Brasília, e de formação livre no GIT, Gamela; Ted Greene um dos grandes mestres  criador de uma das maiores técnicas na harmonia da guitarra jazz. Por intermédio de grandes amigos músicos conheceu seus intensos trabalhos no ensino da guitarra, sendo convidado a participar do lançamentos de um de seus maiores trabalhos didáticos sobre harmonia funcional na guitarra popular.  Outro grande músico, o guitarrista Lupa Santiago, mestre e professor coordenador do curso da Faculdade Souza Lima de São Paulo, formado em uma das maiores escolas de música do mundo, a Berklee College of Music, de Boston, Massachusetts, onde obteve grandes conhecimentos e foco na criação de arranjos na música popular.

 

Mensagem do professor:

Por se tratar de ensino em música, avalio o improviso como a grande sabedoria humana sobre a qual se aflora todo conhecimentos adquiridos da experiência.

E mais: Segundo Piaget (2002), cognição é o ato ou processo de conhecimento que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, e que também está relacionada ao processo de informação e à capacidade de adaptação. O desenvolvimento das coordenações sensório motoras são para Piaget os primeiros passos nos aspectos cognitivos, e desta forma podemos pontuar o uso das mãos e a exploração do universo através dos objetos. A apreensão dos objetos compreende um primeiro estágio para a construção da percepção, do pensamento, da linguagem e da abstração para o raciocínio lógico.

 

Na STUDY HALL, o professor Valdir educa alunos para que possam se expressar musicalmente na língua inglesa. Em breve formaremos um coral e banda para também se apresentarem em inglês!